A VINDA DO PAPA A MOÇAMBIQUE vs TOLERÂNCIA DE PONTO

Os crentes e simpatizantes da Igreja Católica estão em júbilo pela visita da figura do Sumo Pontífice após três décadas e doze meses quando o primeiro Papa visitou Moçambique (Papa João Segundo). Sua Santidade Papa Francisco, aterrou no solo pátrio no dia 4 de Setembro trazendo palavras de conforto e renovação de fé dos fiéis face as tragédias que tiveram lugar na nossa Pérola do indico. Ressaltar que o Santo Padre para além de ser o maior órgão daquela igreja é Chefe do Estado de Vaticano daí que teve todo protocolo devido.

A Igreja Católica para além de ministrar cultos, salvar almas e educar o Mundo desencadea acções sociais notórias com enfoque nas seguintes áreas de actuação: UNIFICAÇÃO DOS POVOS EM CONFEITOS; CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS COMUNITÁRIAS; HOSPITAIS; ORFANATOS;etc, esses feitos fazem nos recorrer a Bíblia Sagrada no livro 2 CORÍNTIOS 8:4 lê-se (vieram pedir-nos com muita insistência o favor de poderem partilhar e colocar o que era seu ao serviço da comunidade dos crentes de Jerusalém.) É justo e digno dizer OBRIGADO IGREJA CATÓLICA PELOS SEUS FEITOS E AO PAPA SERVO DE DEUS!

Foi declarada tolerância de ponto para hoje dia 6 de Setembro, dia em que o Santo Padre irá ministrar o culto no Estádio de Zimpeto.
Será que essa tolerância é Constitucional???
No nosso ordenamento juridico a Lei é a fonte principal do direito, nestes moldes, em conformidade com a Constituição da República de Moçambique no seu artigo 12, Moçambique é um Estado Laico segundo o qual a Laicidade assenta na separação entre o Estado e as confissões religiosas, logo, as confissões religiosas são livres na sua organização e no exercício das suas funções e de culto e devem conformar-se com as leis emanadas pelo Estado.

ASSUNTO TOLERÂNCIA DE PONTO SERÁ QUE NÃO DEVIA TER SIDO OBJECTO DE DEBATE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA?

QUAL É O INSTRUMENTO LEGAL QUE FOI USADO PARA SE DECLARAR TOLERÂNCIA DE PONTO?

SERÁ QUE AQUANDO DA VISITA DOS DEMAIS LÍDERES DAS CONFISSÕES RELIGIOSAS TERAM ESSE TRATAMENTO?

Peço a sua contribuição com vista a sanar minhas/nossas dúvidas em torno da tolerância de ponto na Província e Cidade de Maputo.

Reflexão!!!

Texo de: Eduardo Manhiça


Opiniões dos leitores

Deixem um Comentário


[There are no radio stations in the database]