Início Sociedade Aumento dos níveis do lago Niassa  preocupado Malawi

Aumento dos níveis do lago Niassa  preocupado Malawi

34
0
Publicidade
Fleetrack Moçambique, SA

O Malawi está a enfrentar crescente preocupação devido à subida dos níveis das águas do Lago Niassa. Há planos em consideração para envolver a Comissão Conjunta de Água de Moçambique para a abertura das comportas da barragem de Kamuzu em Lionde, caso os níveis do lago continuem a aumentar.

Os níveis hidrométricos atingiram 494,97 metros, acima do nível do mar, marcando um aumento recorde dos últimos doze anos. Este aumento tem causado inundações e cheias em distritos localizados nas margens do Lago Malawi.

As chuvas acima do normal nos últimos dois anos, juntamente com a precipitação atual em algumas partes da Tanzânia, são apontadas como causas da situação.

Para garantir a segurança da barragem de Kamuzu, o Malawi está a considerar a abertura total das comportas. No entanto, esta ação pode resultar em inundações no baixo Chire e, consequentemente, afetar a jusante do rio Zambeze, com descargas de 4.200 metros cúbicos de água por segundo.

As autoridades malawianas preveem um cenário de cheias com a abertura das comportas, especialmente para os distritos atravessados pelo rio Chire. O comissário do Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres no Malawi expressou preocupação com as possíveis consequências desastrosas dessa ação.

Caso os níveis de água continuem a subir no Lago Malawi, está prevista uma reunião urgente da Comissão Conjunta de Água Malawi e Moçambique para definir estratégias de alívio do lago, através de descargas controladas

Publicidade
Internet de Moçambique,SA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui