O conselho Municipal de Marracuene Recebeu recentemente uma visita de dois presidentes de municípios de Portugal, são eles Diamantino Sabina, da Câmara Municipal de Estarreja e António Augusto Amaral presidente do Município de Albergaria, que se faziam acompanhar pelo membros e o Presidente da ACLM – Associação Cultural Luso-Moçambicana.
Do encontro para além de se estudar a possibilidade de Geminação entre os Municípios, foi sublinhada a possibilidade dos técnicos do Município de Marracuene se especializar na área do planeamentos e desenvolvimento territorial com técnicos da autarquia de Estarreja, e na utilização de software aberto no Arquivo Municipal com autarquia da Albergaria , este que é um exemplo a nível Europeu e cotado como o melhor sistema de arquivos.
O Arquivo Municipal de Albergaria (AMA) utiliza software aberto (open source) desde o final de 2015 e tem estado a digitalizar um vasto conjunto de documentos que são depois disponibilizados na internet, acessíveis ao público dentro das limitações legais. A utilização deste software permite uma substancial poupança de recursos e possibilita a utilização ou migração futura dos dados arquivados noutras plataformas.
O Arquivo utiliza o software AtoM, acrónimo de “Access To Memory” (Acesso à Memória), uma plataforma informática que não necessita de licença, pode ser utilizada por arquivos públicos, já que utiliza os parâmetros internacionais de indexação, Trata-se de uma utilização sustentável, conforme recomenda a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
*Os autarcas visitaram ainda as futuras instalações do MUNICÍPIO DE MARRACUENE*, que estão em obras, assim como a vila, a Praia de Macaneta, e a casa de vidro , terminando a visita com um almoço oferecido pelo Presidente do Município de Marracuene, Shafee Sidat.