O Procurador-Geral da República (PGR) de Angola anunciou que concluiu a instauração de três processos contra a empresária angolana Isabel dos Santos.
Segundo o PGR, foram enviadas cartas rogatórias à justiça dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para dar seguimento aos processos.
Durante uma conferência de imprensa realizada à margem da sessão plenária do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público (CSMMP) em Luanda, na quinta-feira, o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, informou que a acusação já foi elaborada e aguarda-se agora a resposta das autoridades judiciais dos EAU.
O PGR destacou a complexidade dos processos e a dependência de cooperação internacional para a sua conclusão. Os processos contra Isabel dos Santos envolvem uma providência cautelar de arresto, decretada em dezembro de 2019 pelo Tribunal Provincial de Luanda, a gestão da Sonangol e uma providência cautelar cível.
Além disso, Pitta Gróz revelou que a PGR está a preparar certidões para a instauração de um processo contra o antigo vice-Presidente da República, Manuel Vicente. Quanto ao processo envolvendo o general Manuel Viera Dias, conhecido como “Kopelipa”, a fase contraditória foi concluída e agora aguarda-se o julgamento.
O Procurador-Geral da República sublinhou o empenho da instituição em dar seguimento a estes casos, mas reconheceu a incerteza quanto ao tempo necessário para a sua conclusão.