Publicidade
Facim 2024
Início Sociedade Mais de 2,2 milhões beneficiam de energias renováveis

Mais de 2,2 milhões beneficiam de energias renováveis

0
159
Publicidade
Easyhost Moçambique, SA
Publicidade
Voip Telecom, SA




Até o primeiro trimestre deste ano, mais de 2,2 milhões de pessoas em Moçambique foram beneficiadas pelo acesso às energias renováveis, através do Programa BRILHO, visando promover a sustentabilidade e o acesso universal à energia limpa.

Esses números foram divulgados em comunicado de imprensa pelas instituições envolvidas no Programa BRILHO. De acordo com o comunicado, esses resultados foram alcançados em todas as províncias do país, onde 1.332.230 pessoas foram beneficiadas com sistemas solares e 920.790 pessoas com soluções de cozinha melhorada. Além disso, essas iniciativas contribuíram para a redução da emissão de mais de 560.000 toneladas de CO2.


O comunicado destaca também que mais de 32 mil micro e pequenos empreendedores estão a utilizar tecnologia para geração de renda em diversas atividades económicas, promovendo o desenvolvimento económico local.

Desde o início do programa, foi mobilizado um financiamento privado adicional de 33,7 milhões de libras esterlinas para o setor das energias renováveis, criando 1.971 novos postos de trabalho. O programa também tem fornecido apoio técnico ao Governo de Moçambique na elaboração do quadro regulatório para zonas fora da rede.

Para estender o alcance do programa, a SNV, em parceria com os governos do Reino Unido e da Suécia, formalizou a extensão do Programa BRILHO até Outubro de 2026, com uma contribuição adicional de 8,7 milhões de libras, totalizando assim o financiamento de 38 milhões de libras.

Essa extensão visa continuar a expandir o impacto do programa, beneficiando ainda mais pessoas em todo o país e reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades nas zonas fora da rede.

Publicidade
DK Eventos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.