Início Sociedade Mais de 2,2 milhões beneficiam de energias renováveis

Mais de 2,2 milhões beneficiam de energias renováveis

87
0
Publicidade
Fleetrack Moçambique, SA




Até o primeiro trimestre deste ano, mais de 2,2 milhões de pessoas em Moçambique foram beneficiadas pelo acesso às energias renováveis, através do Programa BRILHO, visando promover a sustentabilidade e o acesso universal à energia limpa.

Esses números foram divulgados em comunicado de imprensa pelas instituições envolvidas no Programa BRILHO. De acordo com o comunicado, esses resultados foram alcançados em todas as províncias do país, onde 1.332.230 pessoas foram beneficiadas com sistemas solares e 920.790 pessoas com soluções de cozinha melhorada. Além disso, essas iniciativas contribuíram para a redução da emissão de mais de 560.000 toneladas de CO2.


O comunicado destaca também que mais de 32 mil micro e pequenos empreendedores estão a utilizar tecnologia para geração de renda em diversas atividades económicas, promovendo o desenvolvimento económico local.

Desde o início do programa, foi mobilizado um financiamento privado adicional de 33,7 milhões de libras esterlinas para o setor das energias renováveis, criando 1.971 novos postos de trabalho. O programa também tem fornecido apoio técnico ao Governo de Moçambique na elaboração do quadro regulatório para zonas fora da rede.

Para estender o alcance do programa, a SNV, em parceria com os governos do Reino Unido e da Suécia, formalizou a extensão do Programa BRILHO até Outubro de 2026, com uma contribuição adicional de 8,7 milhões de libras, totalizando assim o financiamento de 38 milhões de libras.

Essa extensão visa continuar a expandir o impacto do programa, beneficiando ainda mais pessoas em todo o país e reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das comunidades nas zonas fora da rede.

Publicidade
Internet de Moçambique,SA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui