Publicidade
Facim 2024
Início economia CTA propõe uso do sistema anterior nos bancos para evitar prejuízos avultados

CTA propõe uso do sistema anterior nos bancos para evitar prejuízos avultados

0
24
Publicidade
Easyhost Moçambique, SA
Publicidade
Voip Telecom, SA


Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, diz que o registo de falha recorrentes no sistema dos bancos comerciais está a criar prejuízos aos empresários dentro e fora do país, por isso, a agremiação defende o uso do sistema anterior.

O projecto que se espera modernizar o sistema de pagamentos e transações financeiras está praticamente a fazer o contrário. As reclamações ligadas a diferentes transações financeiras continuam e a situação está a prejudicar ainda mais a economia do país, avançou Paulo Oliveira, presidente do pelouro das TIC´S na Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

“De modo particular, do tecido empresarial que lida com público, usando POS, são os que mais sofrem tendo a sua facturação diária comprometida. Estima-se que mais de 17 milhões de contas enfrentam esses problemas. Por exemplo, se cada uma das pessoas pretender usar, no mínimo, 200 meticais para comprar algo, a economia perde cerca de 3,3 milhões de meticais, sobretudo, no período do final do mês” referiu Paulo Oliveira

O sector privado, através da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, manifestou, esta quinta-feira, a sua indignação e fala de grandes prejuízos.

“A SIMO rede tem a obrigação de ter um nível de serviço inferior aos 30 dias para fazer as devoluções. Nós temos conhecimento de que há pedidos superiores a 90 dias na rede SIMO, o nível de serviços está a ficar degradado, os bancos comerciais também têm o nível de serviços degradado”, disse Miguel Joia, membro do Pelouro das Finanças na CTA.

Refira-se que, recentemente, o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, admitiu as falhas e atirou a culpa aos bancos comerciais que, na sua opinião, não acompanharam a mudança. Para o sector privado essa justificação não tem fundamento.

Publicidade
DK Eventos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui