Início política Daniel Chapo é o candidato da FRELIMO às presidenciais

Daniel Chapo é o candidato da FRELIMO às presidenciais

47
0
Publicidade
Fleetrack Moçambique, SA

Está confirmado. Daniel Chapo, actual governador da província de Inhambane, acaba de ser eleito candidato da Frelimo para as eleições presidenciais de Outubro.

A escolha é o culminar de três dias da primeira sessão extraordinária do Comité Central da Frelimo, acto marcado por debates acesos entre o órgão e a Comissão Política.

Publicidade
Decoração DK Eventos

Chapo, um antigo Administrador de -à-Velha (Nampula) e Palma (Cabo Delgado), venceu o escrutínio na segunda volta, após não conseguir reunir mais de 50% dos votos na primeira volta. Na primeira volta, Daniel Chapo obteve 103 votos, contra 77 de Roque Silva (Secretário-Geral), que decidiu desistir da corrida na segunda volta.

Para além de Roque Silva, o candidato presidencial da Frelimo concorria àquela posição com Francisco Mucanheia (Conselheiro do Presidente da República) e Esperança Bias (Presidente da Assembleia da República), todos membros da Comissão Política. Damião José desistiu da corrida.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião, Chapo disse estar honrado com a escolha e prometeu trabalhar com todas organizações sociais do partido Frelimo. “Vamos trabalhar com todos extratos sociais, estamos a falar dos jovens, mulheres, homens, combatentes, incluindo os meus amigos da comunicação social”, defendeu.

Por seu turno, o Presidente da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, disse que a eleição de Daniel Chapo representa o fim da novela de especulações, incluindo sobre o seu desejo pelo terceiro mandato no Palácio da Ponta Vermelha.

Discursando no encerramento da reunião, Nyusi disse que a escolha de Daniel Chapo representa os anseios dos moçambicanos pelos desafios que o país atravessa. Defendeu também que o processo de eleição seguiu estreitamente os estatutos do partido, que delegam competências à Comissão Política para selecionar os pré-candidatos.

Refira-se que o nome de Daniel Francisco Chapo consta da lista dos pré-candidatos selecionados pela Comissão Política desde sexta-feira, sendo que a sua eleição iniciou na tarde deste domingo, após “consensos” entre os 254 membros do Comité Central, da necessidade de se alargar a lista de pré-candidatos de três para cinco. Recorde-se que a lista inicial incluía também Damião José e Roque Silva, tendo acrescidos os nomes de Esperança Bias e Francisco Mucanheia, na tarde de ontem.

Daniel Francisco Chapo, de 47 anos de idade, é natural de Inhaminga, distrito de Cheringoma, província de Sofala. É licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Mestre em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica e Moçambique. É Governador da província e Inhambane desde 2016, primeiro por nomeação, e depois por eleição, em 2019.

Publicidade
Internet de Moçambique,SA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui