Início economia HCB pagará dividendos ao Estado moçambicano na ordem dos 6,3 mil milhões...

HCB pagará dividendos ao Estado moçambicano na ordem dos 6,3 mil milhões de meticais

56
0
Publicidade
Fleetrack Moçambique, SA



A Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai pagar 55% dos seus lucros avaliados em 13 mil milhões de meticais aos seus accionistas. O Estado Moçambicano, maior accionista, irá receber 6.3 mil milhões de Meticais.

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa registou lucros na ordem 13 Mil milhões de Meticais em 2023. A empresa decidiu, em Assembleia Geral Ordinária, distribuir 55 por cento dos lucros aos seus accionistas, 35 por cento efectuar reservas de investimento e 10 por cento aos resultados transitados. 

“A HCB irá pagar em dividendos cerca de 6,3 mil milhões de meticais ao Estado moçambicano, accionista maioritário, e cerca de 297 milhões de meticais aos individuais, empresas e instituições nacionais que passaram a fazer parte da estrutura accionista da Empresa após a oferta pública de venda realizada em 2019. O pagamento de dividendos ao Estado irá contribuir para a implementação dos planos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique”, lê-se no comunicado da HCB

A HCB avança, também, que os dividendos serão pagos a 23 de Maio corrente.

E mais,   a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, uma das maiores produtoras independentes de energia da região Austral de África, encerrou o ano de 2023, com um aumento de 12,36 por cento na produção de energia eléctrica, comparativamente ao ano anterior.

Publicidade
Internet de Moçambique,SA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui