Início Internacional BAD concede apoio directo de USD 23 milhões ao orçamento do estado...

BAD concede apoio directo de USD 23 milhões ao orçamento do estado malawiano

72
0
Publicidade
Fleetrack Moçambique, SA

Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) abre cordões à bolsa, concedendo um apoio directo de 23 milhões de dólares ao orçamento do estado malawiano.

O apoio do BAD, surge momentos depois de vários parceiros de cooperação do Malawi incluindo a União Europeia, terem prometido retornar a apoiar o orçamento directo do país, decorrente das reformas económicas em curso.

Para o ministro das finanças e assuntos económicos do Malawi, Simplex Chinthyola Banda, esta retoma de confiança dos doadores, reflecte o fruto das políticas fiscais prudentes que o executivo de Lilongwe colocou em marcha.

Espera-se que esta ajuda financeira, venha a reduzir o défice orçamental do estado e alargar o espaço económico do país.

Isto, segue-se a aprovação pelo FMI de 174 milhões de dólares do mecanismo de crédito alargado em Novembro do ano passado, para apoiar o ajustamento macroeconómico e a agenda de reformas do governo para restaurar a estabilidade económica e edificar uma base para o crescimento inclusivo e sustentável.

A presidente da Associação Económica do Malawi, Bertha Chikadza, saudou esta retoma de doadores no apoio directo ao orçamento do estado, pois isto aliviará a pressão financeira do país e pediu ao tesouro para garantir uma gestão prudente das finanças públicas.

O Banco Central do Malawi, estima que a economia do país crescerá em 3,2% no presente ano, representando um aumento em 1,5% em relação ao exercício financeiro do ano passado.

Este crescimento, será alcançado através do contributo que a indústria transformadora dará, melhoria moderada da produção agrícola, aumento da produção global, redução de preços globais de matérias-primas influenciado pela disponibilidade de divisas.

Publicidade
Internet de Moçambique,SA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui