Início Sociedade MUNICÍPIO DE MARRACUENE ESTREITA RELAÇÃO COM MUNICÍPIOS DE POTUGAL.

MUNICÍPIO DE MARRACUENE ESTREITA RELAÇÃO COM MUNICÍPIOS DE POTUGAL.

51
0
Publicidade
Fleetrack Moçambique, SA

O conselho Municipal de Marracuene Recebeu recentemente uma visita de dois presidentes de municípios de Portugal, são eles Diamantino Sabina, da Câmara Municipal de Estarreja e António Augusto Amaral presidente do Município de Albergaria, que se faziam acompanhar pelo membros e o Presidente da ACLM – Associação Cultural Luso-Moçambicana.

Do encontro para além de se estudar a possibilidade de Geminação entre os Municípios, foi sublinhada a possibilidade dos técnicos do Município de Marracuene se especializar na área do planeamentos e desenvolvimento territorial com técnicos da autarquia de Estarreja, e na utilização de software aberto no Arquivo Municipal com autarquia da Albergaria , este que é um exemplo a nível Europeu e cotado como o melhor sistema de arquivos.

O Arquivo Municipal de Albergaria (AMA) utiliza software aberto (open source) desde o final de 2015 e tem estado a digitalizar um vasto conjunto de documentos que são depois disponibilizados na internet, acessíveis ao público dentro das limitações legais. A utilização deste software permite uma substancial poupança de recursos e possibilita a utilização ou migração futura dos dados arquivados noutras plataformas.

O Arquivo utiliza o software AtoM, acrónimo de “Access To Memory” (Acesso à Memória), uma plataforma informática que não necessita de licença, pode ser utilizada por arquivos públicos, já que utiliza os parâmetros internacionais de indexação, Trata-se de uma utilização sustentável, conforme recomenda a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

*Os autarcas visitaram ainda as futuras instalações do MUNICÍPIO DE MARRACUENE*, que estão em obras, assim como  a vila, a Praia de Macaneta, e a casa de vidro , terminando a visita com um almoço oferecido pelo Presidente do Município de Marracuene, Shafee Sidat.

Publicidade
Internet de Moçambique,SA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui