Início Sociedade Retirada das tropas estrangeiras abriu espaço para ataque terrorista em Macomia, diz...

Retirada das tropas estrangeiras abriu espaço para ataque terrorista em Macomia, diz Capitão-Tenente na reserva

17
0
Publicidade
Fleetrack Moçambique, SA


O Capitão-Tenente na reserva, Abdul Machava, disse, em entrevista ao Noite Informativa, que a retirada das Forças Estrangeiras da SADC, SAMIM, podem ter ocasionado o ataque terrorista, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado.

Machava explicou que a retirada de tropas num território em guerra faz com que o adversário entenda que existe um espaço para atacar. “Várias vezes foi dito que era preciso que as tropas moçambicanas e o Estado moçambicano, de forma cuidadosa, previssem que a retirada das tropas estrangeiras, pelo know how e pela capacidade logística que carregam, pudesse traduzir-se nalguma fraqueza das nossas forças”.

A fonte expressou ainda preocupação em relação as declarações do Chefe de Estado sobre o facto de ataque terrorista ser previsível e sobre o ataque ter sido realizado em duas fases.

“Numa primeira fase, os terroristas foram repelidos pelas nossas forças de Defesa e Segurança, e, depois de cinquenta minutos, voltaram a atacar, isso representa uma fraqueza no tipo de treinamento que as nossas forças têm”.

Geralmente, continuou o Capitão Tentente na reserva, quando se sofre um ataque e o inimigo foge, porque está a sofrer resistência das Forças Armadas, é preciso sair da defensiva para a ofensiva, imediatamente, quando isso não acontece, revela “alguma falha no treinamento militar”.

Abdul Machava condenou também a apaerição do Presoidente da República para dar informções técnicas sobre a situação de Macomia, justificando que poderia ocasionar certa desinformação.

“O Presidente da República tem que se acostumar a delegar funções de porta-voz e aparecer apenas para dar informações meramente políticas obre o assunto, para as questões técnicas deve-se delegar ao porta-voz do Ministério da Defesa Nacional”.

Publicidade
Internet de Moçambique,SA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui